Depressão no masculino

Como vivemos o passado, o presente e o futuro, de acordo com a nossa saúde mental? Será a depressão uma prisão no passado, a ansiedade uma prisão no futuro e o presente o único tempo verdadeiramente reservado à saúde mental?

A depressão no masculino é com frequência mais difícil de identificar do que a depressão no feminino. Para isso contribuem em larga medida alguns estereótipos sociais. Sendo a expressão aberta de emoções difíceis mais permitida nas mulheres do que nos homens, é esperável que as mulheres tendam a demonstrar os sintomas clássicos da depressão de forma mais aberta, enquanto os homens tendem a exibir os mesmos de forma mais camuflada.

O trabalho psicoterapêutico com ambos os géneros, homens e mulheres, convida sempre a uma exploração sobre a relação que as pessoas têm com o género. O que significa ser homem? O que significa ser mulher? Quais os pontos decisivos da história pessoal em que se aprendeu e interiorizou uma determinada forma de ser homem ou mulher? E no caso de pessoas que não se identificam com nenhuma destas duas formas predominantes de género? Que relação têm consigo mesmas e o mundo em volta, durante um processo de depressão?

Ao nível da minha prática clínica, o que noto com mais frequência na depressão no masculino é um conflito entre papéis, exigências e expectativas sociais associados à ideia de ser homem (estar em ‘controle’, não sentir ou mostrar vulnerabilidade, lutar por estatuto, obrigação de ser o pilar financeiro predominante da família, performance sexual elevada, etc.)  e as necessidades e vulnerabilidades sentidas por qualquer ser humano, para além da identificação de género. Trabalhar com homens em depressão é muitas vezes convidá-los a olhar para as partes mais frágeis que todos temos, sem sentir que perdemos em masculinidade por isso.

Dito isto e para além da prática clínica, o que fazer face a um homem em depressão? O texto abaixo sugere alguns caminhos: 

https://www.psychologytoday.com/gb/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201810/14-key-signs-depression-in-men